Bem Vindo ao nosso blog! Entre e fique a vontade.

domingo, 1 de novembro de 2009

Feira da Estação Nova




A feirinha da Estação Nova é uma das mais tradicionais feiras-livres espalhadas nos bairros periféricos da cidade e, além de ser um local destinado a venda de produtos alimentícios, também ganhou fama de ponto de encontro de boêmios, atraídos pela diversidade de barracas de bebidas e comidas típicas como feijoada, mocofato e muita carne na brasa.
A área, remanescente da velha Estação Férrea da Leste Brasileira, quando o município ainda era cortado por trens de carga e passageiros que faziam linha para o sertão baiano, deixou a condição de abandono e toda a falta de higienização que se encontrava e se transformou, graças a investimentos planejados pela atual administração municipal, numa agradável e organizada central de abastecimento.
Esta venceu a nossa enquete, sendo a melhor feira livre.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Insatisfação com os preços das verduras em Feira As frutas e verduras apresentaram aumento, de no máximo 50%






As frutas e verduras em Feira de Santana apresentaram aumento, de no máximo 50%, nos últimos dois meses de acordo com feirantes e comerciantes de duas grandes feiras livres, o Centro de Abastecimento e a feira localizada na Rua Marechal. As chuvas influenciaram no valor das mercadorias em todas as partes do país. As conseqüências são refletidas diretamente no preço e na qualidade das mesmas. Muitas verduras encontradas nas feiras livres estão com aparência ruim, o tamanho de algumas não satisfazem os consumidores, e outros defeitos só os consumidores para defini-los.

A comerciante Valdete de Jesus afirma que entre as verduras que estão mais caras são o tomate e outros alimentos como a cebola. “O tomate é comprado em caixa e a depender do tamanho da caixa ela está saindo de 60 a 70reais. E para repassar para os clientes, que no caso vendemos por quilo, ele custa em média de R$3,50 o quilo. Todo mundo reclama, mas não tem como ficar em falta”; argumenta a comerciante.

A distância percorrida pelas mercadorias também interferem bastante para a elevação de preços, explica Valdete de Jesus. “O tomate que eu compro para comercializar está vindo de São Paulo, Minas e Santa Catarina. Imagine a distância desses lugares e o quanto não se gasta de combustível já que as verduras estão sendo trazidas de caminhão. Eu acho que tudo isso vai influenciar nos preços dos alimentos. A chuva também prejudica muito na qualidade das verduras”; afirma Valdete de Jesus.


Fonte: Folha do Estado


Vigilância apreende 150 kg de carne clandestina



Fiscalizações são realizadas todas as semanas nas feiras livres.

A Divisão de Vigilância Sanitária apreendeu no domingo (19), cerca de 150 quilos de carne considerada inadequada para o consumo humano - era de origem duvidosa ou apresentava problemas de qualidade.

Vísceras e mocotós também foram apreendidos. Os produtos foram levados para o Aterro Sanitário, onde foram enterrados.

As feiras-livres que são realizadas semanalmente, na Cidade Nova, onde a carne foi apreendida -duas bancas as vendiam.

As fiscalizações são realizadas todas as semanas, por uma equipe formada por veterinário e inspetores sanitários. Eles também fiscalizam a qualidade do leite in natura e de derivados deste produto.

A equipe observa se o produto tem o selo de inspeção federal ou estadual, bem como se a temperatura é a ideal para a sua conservação. Amostras são encaminhadas para o laboratório de referência, onde são analisadas.

A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Elycarla Souza, diz que as ações neste sentido foram intensificadas e que os resultados tem sido positivos. “Apenas o combate efetivo à venda destes produtos pode resolver o problema”.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Origem das Feiras Livres



A formação de excedentes de produção dos produtores acredita-se ser a principal causa da origem das feiras. E com as sobras de uns, contra as faltas de outros, é que houve a necessidade de intercâmbio de mercadorias, a princípio inter-grupos, sem a exigência de um lugar, onde a busca de se conseguir as mercadorias que necessitam é mais intensa. A existência das feiras foi uma solicitação natural de um ambiente que congregasse todos os produtos que se estivessem disponíveis para outrem; e, neste contexto, seria importante que se trocassem seus excessos em busca de outros produtos que não se houve condições de produzir. Com isto, verifica-se a importância das feiras para os tempos modernos.

Centro de Abastecimento


11de janeiro de 1977 a feira livre de FEIRA se muda para o Centro de Abastecimento, no Parque Manoel Mathias.

O Centro de Abastecimento possui caracteristicas polivalentes, sendo as suas três linhas principais – Varejo, o lay-out disciplina a ocupação especial e as funções de mode que ficam as faixas distintas, os ramos dos produtos alimentares e não alimentares, sendo que cada uma dessas categorias está servida por equipamentos, que atendem às diferentes modalidades do comércio, desde o mais simples e tradicional, até as mais modernas técnicas da comercialização, atraés de supermercados.



Pessoas que precisam das feiras para sobreviver...

O que tenhe de melhor para saúde!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você